A Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos, ANMCV, assinou um protocolo de financiamento com o Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional, FAMSI, proporcionando o financiamento do Projecto denominado “Fortalecimento da Descentralização e Associações dos Municípios, em Marrocos, Cabo Verde e África Subsariana”.
O FAMSI é uma organização sem fins lucrativos que reúne cerca de 150 instituições, incluindo municípios, conselhos provinciais, associações, universidades, empresas públicas e outros. Criada há 15 anos, a FAMSI realiza, entre outras, tarefas de cooperação internacional para o desenvolvimento, estando presente em diferentes países da América Latina e África e de comunicação, conscientização e educação para o desenvolvimento.
O objectivo deste projecto é estabelecer a base de colaboração institucional e técnica entre a FAMSI e a ANMCV, para a execução de projectos; “fortalecimento da descentralização e das Associações de Municípios em Marrocos, Cabo Verde e África Subsariana”. Contribuir para o fortalecimento institucional da Associação Nacional dos Municípios e armários técnicos municipal cabo-verdianos os 22 municípios cabo-verdianos e três gabinetes técnicos intermunicipais, especificamente os de Santiago, Santo Antão e Fogo-Brava.
Este apoio é feito através de diversas actividades, com componentes de formação, intercâmbios técnicos da Andaluzia para Cabo Verde e estudo estágios de Cabo Verde para Andaluzia, bem como o fornecimento de insumos e equipamentos e comissionamento do web site actualizado e capacidade de servir como plataforma de comunicação, informação e treinamento.