As Nações Unidas atribuem importância estratégica ao desenvolvimento local e constituem parceiro privilegiado da ANMCV.
A ANMCV, através do Presidente do Conselho Direção, é membro integrante do Comité de Pilotagem das Nações Unidas, órgão fundamental na liderança estratégica da cooperação com o governo e parceiros nacionais.
Desde 2017 as NU, em particular o PNUD, têm apoiado o Ministério das Finanças a implementar o Programa Plataformas para o desenvolvimento local e objetivos 2030 em Cabo Verde visando o reforço do processo de descentralização técnica e administrativa.
Esta parceria estratégica tem obtido resultados assinaláveis:
Em curso:
Programa Plataforma para Desenvolvimento Local e os ODS 2030 em Cabo Verde
Trabalhar com e para as pessoas
O Programa de Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objetivos 20/30 em Cabo Verde, é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, no montante de dois milhões de euros, administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e implementado pelo Ministério das Finanças e a Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos.
Enquadra as prioridades definidas pelo Governo de Cabo Verde para a agenda de desenvolvimento local e para a estratégia de apoio às políticas nacionais de governação e de desenvolvimento local, no contexto da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.