Ângelo do Carmo Monteiro Vaz
Ana Maria Lopes da Silva Moreno
Jair Varela Correia
Gil António Mendes Teixeira
Águida Filomena Borges Carvalho Resende
Elsa Augusta Gomes Rodrigues - MPD
Nasolino Gomes de Carvalho - PAICV
Domingos Semedo Varela - MPD
Carla Teresa da Graça Vaz - PAICV
Daniel Mendes Vieira - MPD
Euclides Moreira Tavares - PAICV
Isa Marisa Fernandes dos Santos - MPD
Naldira da conceição Vaz Semedo - PAICV
José Miguel Mendes Teixeira - MPD
Michel Jeremias Freire Cabral - MPD
Péricles Samuel dos Reis Silva - PAICV
Neusa Sofia Tavares Cabral - MPD
Arlindo Rodrigues Cabral - PAICV
Contactos
Endereço: Achada Igreja
Telefone: (+238) 272 12 40
(+238) 938 09 40
Contexto histórico do Município
O municipal de S. Salvador integrou desde 1834 o concelho de Santa Catarina na sequência da transferência da sede da cidade de Ribeira Grande de Santiago para Santa Catarina. Picos tiveram desde cedo algumas identidades e memórias como: existência de Morgados e Rendeiros e os escravos fujões.
Alguns estudos apontam que foi para São Salvador do Mundo que o Bispo Don Francisco enviou a carta pastoral para a defesa da Ribeira Grande na posse do pirata Jacques Cassard. . (Inventário dos recursos turísticos).
Criação
Foi criado em 2005, quando uma freguesia do antigo Concelho de Santa Catarina foi separada para formar o Concelho de São Salvador do Mundo. A 18 de Maio de 2008 foram eleitos os primeiros líderes municipais, João Baptista Pereira e Pedro Brito para presidente da câmara e assembleia respectivamente.
Localização Geográfica
O município de S. Salvador do Mundo situa-se centro da ilha de Santiago e faz fronteira a com dos municípios de Santra Catarina (noroeste), Santa Cruz (nordeste), a sul e sudoeste com S. Lourenço dos Órgãos e Ribeira Grande de Santiago.
São Salvador do Mundo, mesmo com a sua autonomia continuou a localizar a sede administrativa em Achada Igreja, distanciando em termos absolutos da Praia e Assomada 32 Km e 4Km, respectivamente. Possui uma área de 30 km², distribuindo-se por 19 povoados. (Inventário dos recursos turísticos).
População
São Salvador do Mundo tem 8.641 habitantes, distribuídos por 18 povoados, IMC (2016).Com 30 km2 de território municipal, a sua densidade populacional é de 288 habitantes/km2. Entre 2000 e 2016 o município acusou um decréscimo de 531 habitantes.
Entre 1970 e 2016 houve um decréscimo de 1462 habitantes, O Concelho apresenta uma elevada dispersão da população, sendo os principais núcleos semi-urbanos Achada Igreja e Achada Leitão. Estes apresentam uma malha aberta com tendência alinhada em torno de um eixo rodoviário. Achada Igreja, elevada a categoria de cidade (2010), está saturada pela reduzida área do planalto limitado por escarpas vigorosas.
A população feminina é de 4.407, representando 51% dos residentes num universo de 8641 habitantes, superior a média nacional (50%),enquanto, a população masculina è de 4.234 habitantes, representando os restantes 49%, inferior a média nacional (50%),(IMC 2016,INE).
O Município tem a sua disposição uma mão-de-obra jovem. A idade média da população de São Salvador do Mundo tem rondado à volta dos 27,48 anos entre 2012 e 2016,equiparada a média nacional (27.87 anos),(INE,2016).
A taxa de desemprego no Município de São Salvador do Mundo alterou de 4.6% em 2010 para 7.9% em 2016,registrando um aumento de 3.3 pp,(INE,2016).
Não obstante, ao analisarmos esses dados, comparando-os com a nível nacional, constata-se que o fenómeno “desemprego” ao longo dos 6 anos se fez sentir com menor veemência em relação a aquilo que acontece com o conjunto Nacional, no qual, verifica-se um evolução de 10,7% em 2010 para 15% em 2016,refletindo um aumento de 4.3 pp,(ver gráfico)
Evolução da Taxa de Desemprego
Em relação a taxa de desemprego por sexo, verifica-se que ela é menor nos indivíduos do sexo masculino do que nos do sexo feminino. Em 2016, o desemprego entre os homens do concelho foi de 4,9% e entre as mulheres foi de 11,4%. Padrão esse que se repete ao examinar a média do todo nacional, tendo-se verificado também que, o desemprego entre os homens é menor nos indivíduos do sexo masculino (12.4%) do que nos indivíduos do sexo feminino (17.4%).
Taxa de Desemprego Segundo a Faixa Etária
Fonte:INE,2016

Actividades económicas
A actividade económica de São Salvador do Mundo baseia-se fundamentalmente no tradicional sector da agricultura, com destaque para a agricultura de sequeiro, pecuária e o comércio de artesanato.
A dinâmica do desenvolvimento do município passa essencialmente pelo investimento e modernização no sector agro-pecuário, não descorando a vertente do turismo rural e/ou ecológico.
Das empresas existentes em São Salvador do Mundo, destacam-se principalmente as ligadas ao comércio retalhista. Todavia, a população ativa do concelho encontra-se ocupada principalmente no setor primário e no setor terciário, sendo que os ativos ligados ao setor secundário são praticamente inexistentes. Fonte (diagonóstico socio-económico do Município de São Salvados do Mundo)
Agricultura
São Salvador do mundo é um município essencialmente agrícola e apresenta fortes potencialidades neste sector. Os vários vales e encostas que constituem a Bacia Hidrográfica dos Picos e um clima propício para a prática de várias culturas, faz de São Salvador do Mundo um dos locais de Santiago com maior potencial agrícola a nível da Ilha e do País, representando um peso significativo a nível nacional.
A agricultura mais praticada é a de sequeiro, sendo o milho e os feijões as culturas predominantes condicionada principalmente pela quantidade de precipitação, no sequeiro, os rendimentos são baixos e as produções bastante aleatórias.
Calcula-se que perto de 95% dos terrenos agrícolas de São Salvador do Mundo são cultivados em regime de sequeiro e apenas 4% o são em regime de regadio em que desses 4%, 3% são em regime permanente contra 1% em regime temporário.
Em termos de superfície, as culturas de sequeiro cobrem nas zonas que constituem a Bacia dos Picos em cerca de 70.198 litros e as culturas irrigadas em cerca de 3.355 litros.
Pecuária
A exploração pecuária, tal qual a agricultura, representa uma componente importante dos rendimentos e da subsistência das famílias Salvadorenhas.
A atividade da pecuária realiza-se em todas as localidades do Concelho, incluindo a cidade de Achada Igreja e a localidade de Achada Leitão (zonas urbanas do concelho), com destaque sobretudo, para a localidade de Picos Acima, onde verifica-se a exploração pecuária de forma mais preponderante.
O Mercado de Gado em Assomada, curiosamente o único existente no País, oferece aos criadores de gados de São Salvador do Mundo excelentes oportunidades de negócios,dado a proximidade (~6km),sobretudo a comercialização dos bovinos, caprinos e suínos, um negócio rentável e animador. (diagonóstico socio-económico do Município de São Salvados do Mundo)
Industria
Actividade industrial não tem expressão neste município, sendo os únicos existentes há vários anos estão ligadas à fundição de ferro e produção de aguardente.
O sector terciário terá como força indutora o sector secundário. Como é pouco desenvolvido faz com que o sector terciário tenha menos peso, resumindo ao retalhista e informal praticado em alguns estabelecimentos, sendo a maioria localizado na zona de Achada Igreja.
Comercio
A dinâmica do sector empresarial no município de São Salvador do Mundo é pouca
expressiva, se analisarmos o número de empresas existentes.
Segundo os dados evidenciados pelo INE (2015), de 2010 a 2015 o número de empresas em São Salvador do Mundo teve uma diminuição de 7,6%, seguindo uma tendência contrária se compararmos com a realidade a nível nacional
O comércio está concentrado em estabelecimentos situados na sua maioria na vila de Achada Igreja, com prevalência para o comércio de produtos alimentares e bebidas em pequenas lojas.
Das empresas existentes em São Salvador do Mundo, destacam-se principalmente as ligadas ao comércio retalhista.
Todavia, a população ativa do Concelho encontra-se ocupada principalmente no setor primário e no setor terciário, sendo que os ativos ligados ao setor secundário são praticamente inexistentes.
São Salvador do Mundo, à semelhança de outros municípios recém-criados, tem que desenvolver os sectores da agro-indústria e da prestação de serviços.
Turismo
Apesar de se deparar com algum potencial turístico no Município de São Salvador do Mundo, esta atividade económica é praticamente inexistente no Concelho, limitando-se a três unidades de restauração frequentados, sobretudo por agentes locais e de quando em vez, por um grupinho de turistas que tem visitado o Concelho com relativa frequência.
No concelho existe duas unidades de hospedagem e uma Pausada em construção:
- Uma unidade emAchada Igreja com capacidade para 20 dormidas;
- Uma emAchada Leitão (residencial de um emigrante)
- Pausada Quinta da Vovó Joana situada em Babosa
Atractivos Naturais
Monte Pico de Antonia
É um maciço montanhoso situado a oeste do município de São Salvador do Mundo (SSM), mais concretamente entre Ribeira de Leitãozinho e Ribeira de Faveta. Uma das suas singularidades deve-se ao facto de ser o ponto mais alto da ilha de Santiago (1394 metros) e o terceiro a nível nacional, bem como a sua imponência sobre as duas grandes Ribeiras (Picos e Órgãos), sobretudo porque testemunha a existência de um grande aparelho vulcânico que outrora esteve na origem da formação da ilha. Por outro lado, a sua imponência também dá a sensação de um monumento natural como guardião do município, logo um cartão de visita deste território.
Monte Pico de Antónia
A sua riqueza em geodiversidade e biodiversidade (animais e plantas) o torna como um atrativo com valor científico, ou seja, pode servir como laboratório natural para se compreender uma das fases da formação da ilha de Santiago, bem como das redes hidrográficas.
É um habitat por execelência das espécies raras, pois na sua vertente oriental distribuem-se alguns vegetais endémicas do país, tais como Língua-de-vaca (Echium hypertropicum), Tortolho (Euphorbia tuckeyana), Macela (Nauplius daltonii), Marmolano (Sideroxylon margnata). Ainda no rol do endemismo, destaca-se a avifauna que nidifica nas suas escarpas, sendo algumas endemismas da ilha, nomeadamente, Buteo bannermani (Asa-curta), Apus alexandri (Andorinhão), Passer iagoensis (Pardal-di-terra), Falco tinnunculus (Francedja), Acrocephalus brevipennis (Tchota-cana), Halcycon leucocephala (Passarinha), Sylvia conscipillata (Paldal-de-agodoeiro).
Face aos aspectos referidos, somando aos valores geomorfológicos, paisagísticos e cénicos tem o estatuto de área protegida nacional e, é proposto no Plano Director Municipal como um património natural.
À sua volta existem mitos e simbolismos. Por exemplo, associa-se à figura de “Adão e Eva” de pé, duas figuras na história moral divina, as duas pedras em agulhas frente uma da outra. Os idosos o vejam como “lunário” de bom o mau ano agrícola, ou seja, se a seu cimo estiver coberto de nuvens em Julho o ano será bom, se for o contrário será mau. Dizem se tratar de um vulcão de água, e por fim, é chamado “ Piku D´antoni” por ser o primeiro monte descoberto pelo António da Noli, um dos descobridores de Cabo Verde.
Monte Gulilância
É um monumento natural, situada em Manhanga, a leste da cidade de Achada Igreja. Trata-se de uma formação geológica emblemática, de pedras basálticas cuja forma deve-se à ação da natureza, apresentando uma base larga e o topo estreito.
Este monumento é emblemático, pelo que é mais um cartão de visita ao município, pois a sua forma aparenda “um homem montado à cavalo” que foi comparado a estátua de Marquês de Pombal em Lisboa.
O seu estado de conservação é bom e o acesso é relativamente fácil. Devido a sua riqueza geomorfológica, cénica e paisagística ,serve de Habitat de algumas espécies endémicas (marmulano), fazendo com que este monumento seja natural e protegido .O seu valor paisagístico serve como cartão postal para os visitantes, porque também é um elemento identitário do município, desperta interesse dos visitantes ao concelho e aos que por ali passam, razão pela qual levou a que seja grafado no logoptipo muncipal.
Monte “Frado”
Este monumento geológico localiza-se a oeste da cidade de Achada Igreja, na zona de Picos Acima e, é de acesso relativamento fácil, pois ali se pode chegar percorrendo a estrada de penetração que liga a cidade de Assomada à zona de Picos Acima, passando pelo Junco.
Ao longo deste percurso tem-se a oportunidade de apreciar a sua altitude e abertura no seu topo que pode ser chamado de “porta do céu”. Estando de perto, tem-se uma vista panorâmica sobre a maior parte do leste do município, cujo destaque vai para imponência do Monte Gulilância e Pico de António.
A paisagem verde que cobre grande parte da sua base é sinal de uma adptação das espécies, endémicas como o marmulalo, lingua de vaca e o tortolho e introduzida, caso do sisal. Daí, a função de um habitat natural.
Rocha Pomba de Sansão
Um monumento natural emblemático, localizado na zona de Leitão Grande, mais concretamente em Sansão, a Oeste de Achada Igreja. Dada a sua beleza paisagística e a função de habitat natural de algumas aves, nomeadamente os pombos, a Câmara Municipal assumiu este espaço como um monumento natural.
Estando na zona de Babosa, nas proximidades da Quinta “Vovó Joana” onde se passa apreciá-la de frente, aparenta ser um “um pombo” no fundo da ribeira a matar a sede de água”.
A sua posição centralizada na sub-bacia hidrográfica de Larangeira lhe dá a missão de redistribuir os enormes volumes de água resultantes de escoamento superficial “enviadas pelo Pico de Antónia” com quedas pluviométricas que garanta a famosa “Cachoeira Sazonal” em Sansão, constituindo cartão de visita, nos meses de Setembro e Outubro.
Ribeira de Laranjeira
Um ribeira cuja cabeceira inicia no sopé do Maciço de Pico Antónia e estende até a zona de Quebrada.
Estando em Leitão Grande tem-se uma vista panorâmica de todo o Centro Histórico de Achada Igreja até ao Cutelo de Jalalo Ramos “Alto Soca”.
Como singularidade, destaca-se uma paisagem verde que cobre esta ribeira como o vale de Leitão com a viçosa platação de Bananeira, Mangueira, Cana de Açucar e outras fruteiras. É ali que terá oportunidade de apreciar uma das espécies endémicas, o Dragueiro, que outrora usava-se na tinturaria e alteração da cor do aguardente. Neste vale, uma área que no passado predominava a produção de aguardente cujo maior atrativo era o famoso trapiche tradicional movido pelos bovinos, hoje, resta apenas as ruinas, pois foi substituido por trapiche mecanizado.
É também nesta Ribeira, concretamente em “Txã de Pinha” e Várzea que se econtra duas casas dos morgados, com traços arquitetónicos da época colonial, alguns em bom estado de conservação, que com uma simples reabilitação, podem ser transformadas em Casas de Campo”.
Na sua parte a montante, também verdejante faz-se a produção de aguardente e de hortícolas diversas, com destaques para legumes e frutas, graças às ressurgências ao pé do Maciço de Pico de Antónia. Faz parte desta paisagem as espécies endémicas, com destaque para Lingua de Vaca e Tortolho.
Poilão de Leitãozinho
Um monumento biológico emblemático, localizado a sudoeste da cidade de Achada Igreja, na zona de Leitãozinho e, é uma espécie endémica de Cabo Verde.
A sua singularidade deve à sua protuberância(altura, fisionomia do troco e da copa), destacando na zona e no município a nível da cobertura arborea. É um elemento identitário da zona, daí designada de “Polón” a localidade onde situa.
Esta espécie está bem conservada e o seu acesso é relativamente fácil, pois chega-se ao atrativo à pé. Os idosos utizam para fazer o prognóstico do ano agrícola, ou seja, segundo os mesmos, se a árvore rejuvenescer a copa de forma circular o ano será bom e para toda a ilha, caso contrário, será um ano fraco ou de seca.
Ambiente
Cabo Verde é um país insular caracterizado por uma orografia vulcânica e solos degradados pelas acções climáticas, pela erosão e práticas agrícolas. Com efeito, apenas um décimo da superfície do arquipélago é arável. Exerce-se uma forte pressão demográfica sobre os poucos recursos existentes como a terra arável e água, provocando assim uma sobre-exploração da terra cultivável, das espécies da biodiversidade vegetal e animal. Estes factores de vulnerabilidade estrutural, enfrentados pelo país, nomeadamente a insularidade e a orografia, as secas crónicas repetidas, a falta de água e a fragilidade dos ecossistemas, afectam gravemente o seu desenvolvimento11. O Município de São salvador do Mundo, como o resto do país, também sofre com essas fragilidades. A população local trabalha maioritariamente ligada à agricultura, porém, há escassez de terrenos, seja para a agricultura, seja para a construção de habitações e outros equipamentos sociais.




















Festa | Data | Localidades |
Nossa Senhora de Lurdes | 30 De Maio | Achada Leitão |
São Tomé | 06 De Julho | Picos Acima |
São Paulo | 29 De Junho | Fundura Boca Larga |
Nossa Senhora de Lurdes | Janeiro/Fevereiro | Rebelo Baixo |
Cinzas | Fevereiro/Março | Todo concelho |
Carnaval | Fevereiro/Março | Chão Rodrigues, Achada Igreja e Achada Leitão |
Género
Em Cabo Verde, 50,5% da população é do sexo feminino e, em São Salvador do Mundo, essa taxa é de 53,0. Não obstante os avanços verificados na diminuição da pobreza e os ganhos substanciais registados na educação, as mulheres cabo-verdianas têm o nível de escolaridade mais baixo do que os homens e são as mais afectadas pelo desemprego e pela pobreza.
Em Cabo Verde, 44,6% dos agregados familiares têm mulheres como chefe. Igualmente, 33% da população pobre tem mulher como chefe do seu agregado familiar, taxa que diminui para 21,3% quando o agregado é chefiado por homem. No Concelho de São salvador do Mundo, 56,7% dos agregados familiares têm mulheres como chefe, taxa superior à média nacional.
No país, muitas mulheres dependem economicamente dos seus cônjuges, são vítimas da violência física e do abuso sexual. As mulheres, devido à sua vulnerabilidade económica, muitas vezes não apresentam queixas junto das autoridades quando sofrem abusos da parte de seus cônjuges porque, em caso de detenção desses, não vão ter meios para a sua sobrevivência e a de seus filhos.
A taxa de alfabetização, em Cabo Verde, no grupo populacional com idade superior a 15 anos é de 82,8%, sendo 88,5% nos homens e 77,3 % nas mulheres. No Concelho de São Salvador do Mundo, nesse mesmo grupo populacional, a taxa de alfabetização é de 73,2%, sendo 82,4% nos homens e 65,6% nas mulheres. As mulheres de São Salvador do Mundo registam uma das mais baixas taxas de alfabetização nessa faixa etária ao nível do país, sendo apenas superadas pelas mulheres dos Concelhos de Ribeira Grande de Santiago (63,3%) e Paul (64,8%).
O Governo vem tomando medidas concretas com vista a assegurar uma maior igualdade e equidade do género. Uma delas é a aposta que, desde a independência nácional, vem sendo feita no domínio da educação. Actualmente, as mulheres ocupam cargos importantes em diferentes sectores como o Governo, Parlamento, Câmaras Municipais, empresas, etc.
Igualmente, o Governo, com vista a assegurar uma maior focalização na problemática do género, criou o Instituto para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e o Parlamento Cabo-verdiano aprovou a Lei Contra a Violência Baseada no Género (Lei Nº 84/VII/ 2011) que define a VBG como crime público.
O ICIEG tem uma Rede de Atendimento às Vítimas da Violência Baseada no Género, de natureza multi-sectorial, que tem como missão apoiar as vítimas. Essa rede tem um Gabinete que funciona junto do Comando Regional da PN na Cidade de Assomada e faz a cobertura dos Municípios de Santa Catarina e São Salvador do Mundo.