Sotavento São Salvador do Mundo

Em Cabo Verde, 50,5% da população é do sexo feminino e, em São Salvador do Mundo, essa taxa é de 53,0%13. Não obstante os avanços verificados na diminuição da pobreza e os ganhos substanciais registados na educação, as mulheres cabo-verdianas têm o nível de escolaridade mais baixo do que os homens e são as mais afectadas pelo desemprego e pela pobreza.
Órgãos Eleitos 
Contactos
Contexto histórico
Situação Socioeconómica
Actividades Económicas
Turismo
Ambiente
Cultura
Género
Órgãos Eleitos 
Órgãos eleitos
 
Constituição da  Câmara Municipal do circuito eleitoral de São Salvador do Mundo 

Ângelo do Carmo Monteiro Vaz
Ana Maria Lopes da Silva Moreno
Jair Varela Correia
Gil António Mendes Teixeira
Águida Filomena Borges Carvalho Resende
 
 
Constituição da  Assembleia Municipal do circuito eleitoral de São Salvador do Mundo 

Elsa Augusta Gomes Rodrigues - MPD
Nasolino Gomes de Carvalho - PAICV
Domingos Semedo Varela - MPD
Carla Teresa da Graça Vaz - PAICV
Daniel Mendes Vieira - MPD
Euclides Moreira Tavares - PAICV
Isa Marisa Fernandes dos Santos - MPD
Naldira da conceição Vaz Semedo - PAICV
José Miguel Mendes Teixeira - MPD
Michel Jeremias Freire Cabral - MPD
Péricles Samuel dos Reis Silva - PAICV
Neusa Sofia Tavares Cabral - MPD
Arlindo Rodrigues Cabral - PAICV
Contactos
Contactos

 

Endereço: Achada Igreja

 

Telefone: (+238) 272 12 40

                  (+238) 938 09 40

 

Contexto histórico

Contexto histórico do Município

O municipal de S. Salvador integrou desde 1834 o concelho de Santa Catarina na sequência da transferência da sede da cidade de Ribeira Grande de Santiago para Santa Catarina. Picos tiveram desde cedo algumas identidades e memórias como: existência de Morgados e Rendeiros e os escravos fujões. 

Alguns estudos apontam que foi para São Salvador do Mundo que o Bispo Don Francisco enviou a carta pastoral para a defesa da Ribeira Grande na posse do pirata Jacques Cassard. . (Inventário dos recursos turísticos).

 

Criação

Foi criado em 2005, quando uma freguesia do antigo Concelho de Santa Catarina foi separada para formar o Concelho de São Salvador do Mundo. A 18 de Maio de 2008 foram eleitos os primeiros líderes municipais, João Baptista Pereira e Pedro Brito para presidente da câmara e assembleia respectivamente.

 

Localização Geográfica

O município de S. Salvador do Mundo situa-se centro da ilha de Santiago e faz fronteira a com dos municípios de Santra Catarina (noroeste), Santa Cruz (nordeste), a sul e sudoeste com S. Lourenço dos Órgãos e Ribeira Grande de Santiago.

São Salvador do Mundo, mesmo com a sua autonomia continuou a localizar a sede administrativa em Achada Igreja, distanciando em termos absolutos da Praia e Assomada 32 Km e 4Km, respectivamente. Possui uma área de 30 km², distribuindo-se por 19 povoados. (Inventário dos recursos turísticos).

 

População

São Salvador do Mundo tem 8.641 habitantes, distribuídos por 18 povoados, IMC (2016).Com 30 km2 de território municipal, a sua densidade populacional é de 288 habitantes/km2. Entre 2000 e 2016 o município acusou um decréscimo de 531 habitantes.

Entre 1970 e 2016 houve um decréscimo de 1462 habitantes, O Concelho apresenta uma elevada dispersão da população, sendo os principais núcleos semi-urbanos Achada Igreja e Achada Leitão. Estes apresentam uma malha aberta com tendência alinhada em torno de um eixo rodoviário. Achada Igreja, elevada a categoria de cidade (2010), está saturada pela reduzida área do planalto limitado por escarpas vigorosas.

A população feminina é de 4.407, representando 51% dos residentes num universo de 8641 habitantes, superior a média nacional (50%),enquanto, a população masculina è de 4.234 habitantes, representando os restantes 49%, inferior a média nacional (50%),(IMC 2016,INE).

O Município tem a sua disposição uma mão-de-obra jovem. A idade média da população de São Salvador do Mundo tem rondado à volta dos 27,48 anos entre 2012 e 2016,equiparada a média nacional (27.87 anos),(INE,2016).

A taxa de desemprego no Município de São Salvador do Mundo alterou de 4.6% em 2010 para 7.9% em 2016,registrando um aumento de 3.3 pp,(INE,2016).

Não obstante, ao analisarmos esses dados, comparando-os com a nível nacional, constata-se que o fenómeno “desemprego” ao longo dos 6 anos se fez sentir com menor veemência em relação a aquilo que acontece com o conjunto Nacional, no qual, verifica-se um evolução de 10,7% em 2010 para 15% em 2016,refletindo um aumento de 4.3 pp,(ver gráfico)

Evolução da Taxa de Desemprego

Em relação a taxa de desemprego por sexo, verifica-se que ela é menor nos indivíduos do sexo masculino do que nos do sexo feminino. Em 2016, o desemprego entre os homens do concelho foi de 4,9% e entre as mulheres foi de 11,4%. Padrão esse que se repete ao examinar a média do todo nacional, tendo-se verificado também que, o desemprego entre os homens é menor nos indivíduos do sexo masculino (12.4%) do que nos indivíduos do sexo feminino (17.4%).

Taxa de Desemprego Segundo a Faixa Etária

Fonte:INE,2016

Situação Socioeconómica
Situação Socioeconómico
 
Habitação
 
As famílias pobres e com baixo rendimento enfrentam grandes dificuldades no acesso a habitações condignas, pelo que, boa parte delas, habita alojamentos bastante precários. O Município de São Salvador do Mundo e a sua Cidade de Achada Igreja estão numa das regiões do país (ilha de Santiago) onde se regista um dos maiores défices habitacionais do país. Segundo estudo elaborado pelo Instituto de Fomento à Habitação (IFH),
Ainda segundo a mesma fonte, 77.6% dos agregados no concelho tem acesso a Televisão, 2.5% usa Televisão por Assinaturas, 9.2% usa o Telefone Fixo para chamadas, 18.9% tem acesso a Computador, 12.1% usa Tablet e 53.3% tem acesso a Internet.
Não existe no concelho centros do dia para terceira idade, nem para indivíduos com necessidades especiais. A oferta de serviços destinados a fins como a saúde mental ou a toxicodependência, reabilitação e integração de pessoas com deficiência é prestado pelos serviços da cidade da Praia em maioria dos casos e em alguns pelos serviços de Santa Catarina de Santiago (diagonóstico socio-económico do Município de São Salvados do Mundo).
 
 
Água
 
A expansão e melhoria da eletrificação, o abastecimento em água potável às populações, a introdução do gás butano na confeção de alimentos e o acesso às tecnologias informacionais e de comunicação (TICs) são fatores importantes de redução da pobreza que seguramente permitem e permitirão a muitos homens e mulheres diversificar a sua rotina diária.
De acordo com os resultados de QUIBB 2007 que vem no PDM do município, apenas 43.2% dos agregados familiares do Concelho possuem acesso a água potável, com 11.7% através da rede pública, 23.4% de chafarizes e 6.5% de autotanque e 56.8% abastecem-se de fontes de água não potável. A água consumida na zona provem principalmente de furos, existem também varias po¬ços que são utilizados. (Inventário dos Recursos Turísticos).
 
 
 Saneamento
 
Não tendo um sistema de esgoto e nem um aterro sanitário condigno, a evacuação de águas sujas e resíduos é, normalmente, efectuada à beira das habitações ou directamente na natureza. Os maiores riscos que o Município enfrenta estão relacionados com os alojamentos precários e o saneamento. Devido à escassez de terrenos para a construção de habitações, muitos munícipes constroem as suas casas nas encostas e, associada à precariedade dessas habitações, estas correm o risco de desabamento, sobretudo no período das chuvas. 
Constata-se no Município algumas práticas ano apôs ano, sobretudo, durante o verão (Maio à Julho), que põe em risco a saúde ambiental. Entre o mês de Maio e Julho, todas as pessoas do campo, dirigem as suas terras de cultivo para fazer a roça, queimando plantas para que possam ter o terreno limpo para receber sementeiras, poluindo desta forma o ambiente com grande quantidades de fumaças (exposição carbónica) e também correndo o risco de o fogo arrastar-se por outros locais,causando danos ainda maiores.
Constata-se também uma grande sujeira nas ribeiras a montante da Barragem, pois, algumas pessoas ainda usam as ribeiras para se fazer o depósito dos resíduos, para além de as usarem para satisfazer as necessidades fisiológicas, isto derivado à alguma carência de contentores e casas de banho.
 
De acordo com o PDM, a qualidade do saneamento no município é deficitária, isso devido a falta de sensibilização dos munícipes, por deficiência na fiscalização e escassez de recursos e ainda possuir deficiência na organização da equipa municipal de saneamento.
Segundo o mesmo PDM, a recolha do lixo é feita em determinadas localidades pré-definidas pela Camara Municipal. Após a recolha, o lixo é levado para um aterro controlado do Município de Santa Catarina na zona de Achada Cemitério, onde os resíduos são queimados depois de cada descarga. O município possui apenas 14 contentores de lixo que estão sob a autoridade da Equipa Técnica Municipal Ambiental (ETMA) do concelho e dos serviços de saneamento.
Apenas 0.6% dos resíduos sólidos evacuados tem acesso ao carro de lixo, 3.1% tem acesso ao contentor de lixo, 56.9% são jogados ao redor das residências, 28% são jogados na natureza e 11.3% são enterrados ou queimados (Inventário dos Recursos Turísticos).
 
 
Saúde 
 
São Salvador do Mundo dispõe de um Centro de Saúde, localizado na Cidade de Achada Igreja e uma Unidade Sanitária de Base, na localidade de Picos Acima.
O Município integra a Região Sanitária de Santiago Norte, na qual existe um hospital regional localizado no Concelho de Santa Catarina (8KM) e uma rede de centros de saúde, incluindo delegacias e unidades sanitárias de base, financiado pelo Governo do Grão Ducado de Luxemburgo, no quadro de desenvolvimento de região sanitária dessa zona da ilha de Santiago.
O Centro de Saúde local dispõe de um (1) médico a tempo inteiro e cinco (5) enfermeiros.
O número de médicos é insuficiente face as necessidades e demanda populacional do Concelho, muito embora estejamos muito próximo do Hospital Regional de Santiago Norte.
 
 
Educação 
 
O Concelho dispõe de onze jardins do pré-escolar, treze escolas de Ensino Básico Integrado (EBI) e uma Escola Secundária. Esporadicamente organizam-se formações profissionais promovidas por Centro de Emprego e ou em cooperação deste com a Câmara Municipal.
 
5 Jardins não estão a funcionar, sendo que 4 deve-se ao facto de o teto estar em degradado condições, com risco de desabamento, nomeadamente, Jardim de Leitão Grande, Covão Grande, Achada Leitão e Purgueira, e 1 Jardim (Jalalo Ramos) com razoáveis condições, mas encontra-se inoperacional, isto porque a sua localização é muito distante das moradias.
 
Pobreza
 
A manifestação da pobreza verifica-se através da pressão sobre os recursos, nomeadamente, na utilização da lenha para cozinha, construção nas ribeiras e
outras áreas de riscos e nas condições das habitações, (INE,2016).
A expansão e melhoria da eletrificação, o abastecimento em água potável às populações, a introdução do gás butano na confeção de alimentos e o acesso às tecnologias informacionais e de comunicação (TICs) são fatores importantes de redução da pobreza que seguramente permitem e permitirão a muitos homens e mulheres diversificar a sua rotina diária.
 
ACESSO A ELETRICIDADE, ÁGUA E FOGÃO-GÁS PARA COZINHAR
 
 
Ainda segundo a mesma fonte, 77.6% dos agregados no concelho tem acesso a Televisão, 2.5% usa Televisão por Assinaturas, 9.2% usa o Telefone Fixo para chamadas, 18.9% tem acesso a Computador, 12.1% usa Tablet e 53.3% tem acesso a Internet. 
As famílias pobres e com baixo rendimento enfrentam grandes dificuldades no acesso a habitações condignas, pelo que a boa parte delas, habita em alojamentos bastante
precários, constituindo assim, um dos maiores risco que o município enfrenta.
Não existe no Concelho Centros do Dia para Terceira Idade, nem para indivíduos com Necessidades Especiais. A oferta de serviços destinados a fins como a saúde mental ou a toxicodependência, reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência é prestado pelos serviços da Cidade da Praia em maioria dos casos e em alguns pelos serviços de Santa Catarina de Santiago. ( Diagnóstico  Socio-económico do Município de São Salvador do Mundo).
Actividades Económicas

Actividades económicas

A actividade económica de São Salvador do Mundo baseia-se fundamentalmente no tradicional sector da agricultura, com destaque para a agricultura de sequeiro, pecuária e o comércio de artesanato. 

A dinâmica do desenvolvimento do município passa essencialmente pelo investimento e modernização no sector agro-pecuário, não descorando a vertente do turismo rural e/ou ecológico.

Das empresas existentes em São Salvador do Mundo, destacam-se principalmente as ligadas ao comércio retalhista. Todavia, a população ativa do concelho encontra-se ocupada principalmente no setor primário e no setor terciário, sendo que os ativos ligados ao setor secundário são praticamente inexistentes.  Fonte (diagonóstico socio-económico do Município de São Salvados do Mundo)

 

Agricultura 

São Salvador do mundo é um município essencialmente agrícola e apresenta fortes potencialidades neste sector. Os vários vales e encostas que constituem a Bacia Hidrográfica dos Picos e um clima propício para a prática de várias culturas, faz de São Salvador do Mundo um dos locais de Santiago com maior potencial agrícola a nível da Ilha e do País, representando um peso significativo a nível nacional. 

A agricultura mais praticada é a de sequeiro, sendo o milho e os feijões as culturas predominantes condicionada principalmente pela quantidade de precipitação, no sequeiro, os rendimentos são baixos e as produções bastante aleatórias. 

Calcula-se que perto de 95% dos terrenos agrícolas de São Salvador do Mundo são cultivados em regime de sequeiro e apenas 4% o são em regime de regadio em que desses 4%, 3% são em regime permanente contra 1% em regime temporário. 

Em termos de superfície, as culturas de sequeiro cobrem nas zonas que constituem a Bacia dos Picos em cerca de 70.198 litros e as culturas irrigadas em cerca de 3.355 litros. 

 

Pecuária 

A exploração pecuária, tal qual a agricultura, representa uma componente importante dos rendimentos e da subsistência das famílias Salvadorenhas.

A atividade da pecuária realiza-se em todas as localidades do Concelho, incluindo a cidade de Achada Igreja e a localidade de Achada Leitão (zonas urbanas do concelho), com destaque sobretudo, para a localidade de Picos Acima, onde verifica-se a exploração pecuária de forma mais preponderante.

O Mercado de Gado em Assomada, curiosamente o único existente no País, oferece aos criadores de gados de São Salvador do Mundo excelentes oportunidades de negócios,dado a proximidade (~6km),sobretudo a comercialização dos bovinos, caprinos e suínos, um negócio rentável e animador. (diagonóstico socio-económico do Município de São Salvados do Mundo)

 

Industria 

Actividade industrial não tem expressão neste município, sendo os únicos existentes há vários anos estão ligadas à fundição de ferro e produção de aguardente. 

O sector terciário terá como força indutora o sector secundário. Como é pouco desenvolvido faz com que o sector terciário tenha menos peso, resumindo ao retalhista e informal praticado em alguns estabelecimentos, sendo a maioria localizado na zona de Achada Igreja. 
 

 Comercio

A dinâmica do sector empresarial no município de São Salvador do Mundo é pouca

expressiva, se analisarmos o número de empresas existentes.

Segundo os dados evidenciados pelo INE (2015), de 2010 a 2015 o número de empresas em São Salvador do Mundo teve uma diminuição de 7,6%, seguindo uma tendência contrária se compararmos com a realidade a nível nacional

O comércio está concentrado em estabelecimentos situados na sua maioria na vila de Achada Igreja, com prevalência para o comércio de produtos alimentares e bebidas em pequenas lojas. 

Das empresas existentes em São Salvador do Mundo, destacam-se principalmente as ligadas ao comércio retalhista.

Todavia, a população ativa do Concelho encontra-se ocupada principalmente no setor primário e no setor terciário, sendo que os ativos ligados ao setor secundário são praticamente inexistentes.

São Salvador do Mundo, à semelhança de outros municípios recém-criados, tem que desenvolver os sectores da agro-indústria e da prestação de serviços. 

Turismo

Turismo 

Apesar de se deparar com algum potencial turístico no Município de São Salvador do Mundo, esta atividade económica é praticamente inexistente no Concelho, limitando-se a três unidades de restauração frequentados, sobretudo por agentes locais e de quando em vez, por um grupinho de turistas que tem visitado o Concelho com relativa frequência. 

No concelho existe duas unidades de hospedagem e uma Pausada em construção:

- Uma unidade emAchada Igreja com capacidade para 20 dormidas;

- Uma emAchada Leitão (residencial de um emigrante)

- Pausada Quinta da Vovó Joana situada em Babosa

Atractivos Naturais

Monte Pico de Antonia

É um maciço montanhoso situado a oeste do município de São Salvador do Mundo (SSM), mais concretamente entre Ribeira de Leitãozinho e Ribeira de Faveta. Uma das suas singularidades deve-se ao facto de ser o ponto mais alto da ilha de Santiago (1394 metros) e o terceiro a nível nacional, bem como a sua imponência sobre as duas grandes Ribeiras (Picos e Órgãos), sobretudo porque testemunha a existência de um grande aparelho vulcânico que outrora esteve na origem da formação da ilha. Por outro lado, a sua imponência também dá a sensação  de um monumento natural como guardião do município, logo um cartão de visita deste território. 

      

Monte Pico de Antónia

A sua riqueza em geodiversidade e biodiversidade (animais e plantas) o torna como um atrativo com valor científico, ou seja, pode servir como laboratório natural para se compreender uma  das fases da formação da ilha de Santiago, bem como das redes hidrográficas. 

É um habitat por execelência das espécies raras, pois na sua vertente oriental distribuem-se alguns vegetais endémicas do país, tais como Língua-de-vaca (Echium hypertropicum),  Tortolho (Euphorbia tuckeyana), Macela (Nauplius daltonii), Marmolano (Sideroxylon  margnata). Ainda no rol do endemismo, destaca-se a avifauna  que nidifica nas  suas escarpas, sendo algumas endemismas da ilha, nomeadamente, Buteo bannermani (Asa-curta), Apus alexandri (Andorinhão), Passer iagoensis (Pardal-di-terra), Falco tinnunculus (Francedja), Acrocephalus brevipennis (Tchota-cana), Halcycon leucocephala (Passarinha), Sylvia conscipillata (Paldal-de-agodoeiro). 

Face aos aspectos referidos, somando aos valores geomorfológicos, paisagísticos e cénicos tem o estatuto de área protegida nacional e,  é proposto no Plano Director Municipal como  um património natural.  

À sua volta existem mitos e simbolismos. Por exemplo, associa-se  à figura de “Adão e Eva”  de pé, duas figuras na história moral divina, as duas pedras em agulhas frente uma da outra. Os idosos o vejam como “lunário” de bom o mau ano agrícola, ou seja, se a seu cimo estiver coberto de nuvens em Julho o ano  será bom,  se for o contrário será mau. Dizem se tratar de um vulcão de água, e por fim, é chamado “ Piku D´antoni” por ser o primeiro monte descoberto pelo António da Noli, um dos descobridores de Cabo Verde.

 

Monte Gulilância

É um monumento natural, situada em Manhanga, a leste da cidade de Achada Igreja. Trata-se de uma formação geológica emblemática, de pedras basálticas cuja forma deve-se à ação da natureza, apresentando uma base larga e o topo estreito. 

Este monumento é emblemático, pelo que é mais um cartão de visita ao município, pois a sua forma aparenda “um homem montado à cavalo” que foi comparado a estátua de Marquês de Pombal em Lisboa. 

O seu estado de conservação é bom e o acesso é relativamente fácil. Devido a sua riqueza geomorfológica, cénica e paisagística ,serve de Habitat de algumas espécies endémicas (marmulano), fazendo com que este monumento seja natural e protegido .O seu valor paisagístico serve como cartão postal para os visitantes, porque também é um elemento identitário do município, desperta interesse dos visitantes ao concelho e  aos que por ali passam, razão pela qual levou a que seja grafado no logoptipo muncipal. 

     

Monte “Frado” 

Este monumento geológico localiza-se a oeste da cidade de Achada Igreja, na zona de Picos Acima e, é de acesso relativamento fácil, pois ali  se pode chegar percorrendo  a estrada de penetração que liga a cidade de Assomada à zona de Picos Acima, passando pelo Junco. 

Ao longo deste percurso tem-se  a oportunidade de apreciar a sua altitude e abertura no seu topo que pode ser chamado de “porta do céu”. Estando de perto, tem-se uma vista panorâmica sobre a maior parte do leste  do município, cujo destaque vai para imponência do Monte Gulilância e Pico de António. 

A paisagem verde que cobre grande parte da sua base é sinal de uma adptação das espécies, endémicas como o marmulalo, lingua de vaca e o tortolho e introduzida, caso do sisal. Daí, a função de um habitat  natural.

 

Rocha Pomba de Sansão 

Um monumento natural emblemático, localizado na zona de Leitão Grande, mais concretamente em Sansão, a Oeste de Achada Igreja. Dada a sua beleza paisagística e a função de habitat natural de algumas aves, nomeadamente os pombos, a Câmara Municipal assumiu este espaço como um monumento natural.

Estando na zona de Babosa, nas proximidades da Quinta “Vovó Joana” onde se passa apreciá-la de frente, aparenta ser um “um pombo” no fundo da ribeira a matar a sede de água”. 

A sua posição centralizada na sub-bacia hidrográfica de Larangeira lhe dá a missão de redistribuir os enormes volumes de água resultantes de escoamento superficial “enviadas pelo Pico de Antónia” com quedas pluviométricas que garanta a famosa “Cachoeira Sazonal” em Sansão, constituindo cartão de visita, nos meses de Setembro e Outubro.

 

Ribeira de Laranjeira

Um ribeira cuja cabeceira inicia no sopé do Maciço de Pico Antónia e estende até a zona de Quebrada. 

Estando em Leitão Grande tem-se uma vista panorâmica de todo o Centro Histórico de Achada Igreja até ao Cutelo de Jalalo Ramos “Alto Soca”.

Como singularidade, destaca-se uma paisagem verde que cobre esta ribeira como o vale de Leitão com a viçosa platação de Bananeira, Mangueira, Cana de Açucar e outras fruteiras. É ali que terá oportunidade de apreciar uma das espécies endémicas, o Dragueiro, que outrora usava-se na tinturaria e alteração da cor do aguardente. Neste vale, uma área que no passado predominava a produção de aguardente cujo maior atrativo era o famoso trapiche tradicional movido pelos bovinos, hoje, resta apenas as ruinas, pois foi substituido por trapiche mecanizado.

É também nesta Ribeira, concretamente em  “Txã de Pinha” e Várzea que se econtra duas casas dos morgados, com traços arquitetónicos da época colonial, alguns em bom estado de conservação, que com uma simples reabilitação, podem ser transformadas em Casas de Campo”. 

Na sua parte a montante, também verdejante faz-se a produção de aguardente e de hortícolas diversas, com destaques para legumes e frutas, graças às ressurgências ao pé do Maciço de Pico de Antónia. Faz parte desta paisagem as espécies endémicas, com destaque para Lingua de Vaca e Tortolho. 

     

     

Poilão de Leitãozinho

Um monumento biológico emblemático, localizado a sudoeste da cidade de Achada Igreja, na zona de Leitãozinho e, é uma espécie endémica de Cabo Verde. 

A sua singularidade  deve à sua  protuberância(altura, fisionomia do troco e da copa), destacando na zona e no município a nível da cobertura arborea. É um elemento identitário da zona, daí designada de “Polón” a localidade onde situa. 

Esta espécie está bem conservada e o seu acesso é relativamente  fácil, pois chega-se ao atrativo à pé. Os idosos utizam para fazer o prognóstico do ano agrícola, ou seja, segundo os mesmos, se a árvore rejuvenescer a copa de forma circular o ano será bom e para toda a ilha, caso contrário, será um ano fraco ou de seca.

 

Ambiente

Ambiente

Cabo Verde é um país insular caracterizado por uma orografia vulcânica e solos degradados pelas acções climáticas, pela erosão e práticas agrícolas. Com efeito, apenas um décimo da superfície do arquipélago é arável. Exerce-se uma forte pressão demográfica sobre os poucos recursos existentes como a terra arável e água, provocando assim uma sobre-exploração da terra cultivável, das espécies da biodiversidade vegetal e animal. Estes factores de vulnerabilidade estrutural, enfrentados pelo país, nomeadamente a insularidade e a orografia, as secas crónicas repetidas, a falta de água e a fragilidade dos ecossistemas, afectam gravemente o seu desenvolvimento11. O Município de São salvador do Mundo, como o resto do país, também sofre com essas fragilidades. A população local trabalha maioritariamente ligada à agricultura, porém, há escassez de terrenos, seja para a agricultura, seja para a construção de habitações e outros equipamentos sociais.

Cultura
Cultura
 
Atrativos Histórico-culturais 
 
Atractivos Materiais
 
A Cidade de Achada Igreja
 
A cidade de Achada Igreja é um pequeno núcleo urbano, situado no interior da ilha de Santiago, em São Salvador do Mundo, sobre um planalto. Esta urbe, atualmente com estatuto de cidade, evoluiu de um simples povoado, antes habitada por alguns proprietários agrícolas e administradores da colonia, aquando da transferência da sede de Ribeira Grande Santiago para o concelho de Santa Catarina em 1834. 
A cidade possui um centro histórico para onde se converge toda a sua dinâmica e onde estão localizados os edifícios históricos configurando uma paisagem com  traços arquitectónicos simples da época colonial, marcando e testemunhando a influencia da cultura portuguesa. 
Alberga no seu seio uma bonita igreja e vários edifícios históricos, com destaque para o Sobrado de Nhô Joaquim Correia, Antiga Escola Grande que atualmente alberga a função de Centro de Saúde, Caso de Nhô Orlando Brito e um mercado antigo. 
 
     
     
 
Cidade de Achada Igreja e o seu Centro Histórico
 
No centro histórico e nos seus arredores, no decorrer da sua reabilitação e dotação de equipamentos sociais coletivos, surgiram obras de paisaigismo modernas  com alguma harmonia, um histórico moderno e contemporâneo, que se passam a caraterizar:
 
 
Praça de Cruz de Portal
 
Um equipamento de lazer situado logo à entrada da cidade, na Zona do mesmo nome. De frente para via pública principal apresenta carateristicas modernas, dispõe de assentos, e uma cervejaria. A sua pasição  é estratégica, pois, desde que bem promovida e dispuser de ativividades de entretenimento pode reter os visitantes ao município ou àqueles que passam por ali. Infelizmente não se encontra em funcionamento que lhe retira a sua função social e de lazer.
 
   
   
Polisdesportivo e Fitness Parques de Achada Igreja
 
Um equipamento de lazer emblematático, situada em Achada Igreja, na localidade de Penedos. Ali, para além de acolher eventos ligados ao desporto, constitui um espaço ideal para realização do antigo baile conjunto, quer seja no âmbito da comemoração do Santo Padroeiro – São Salvador do Mundo -  e nas festas de carácter municipal. 
Este equipamento, no seu exterior dispõe de um fitness park, local ideal para realização de exercícios físicos ao ar livre. Ainda serve de local ideial para descanso, uma que possui uma praceta. 
É de fácil acesso e está bem conservado, pelo que  pode ser aproveitado para atividades de lazer. 
 
 
Praça Digital de Achada Igreja
 
Localizada em pleno centro histórico é um equipamento social emblemático. Reabilitada nesses últimos tempos, recebeu alguns novos elementos, como um correto, em que no piso superior pode servir de espaço para realização de espetáculos musicais, teatro, entrega de prémios  e no piso inferior dispõe de um serviço de bar.
Com características modernas, ali se possa aceder à Internet, razão pela qual se deu o mesmo nome. Apresenta a forma retangular e localiza-se próxima da Igreja matriz. É  ali que após a missa, os fiés se encontram para descançar e trocar impressões. A grande singularidade vai para o seu paisagismo, isto é, compõe-se de bancos simples, mas o destaque vai para uma grande árvore – o eucalípto -  no seu centro que oferece conforto devido à sombra projetada e frescura que preserva. O seu estado de conservação é bom e, é de fácil acesso, em fim um local propício para descanso.
 
 
Praceta de Cacheu
 
Este equipamento situa-se na localidade de Cachéu, terminal da rua princiapal da cidade. É uma praceta de forma circular, construída em 2007, com assentos e um arbusto centralizado. A sua edificação pode ser uma das metas da política paisagística municipal, assim deu a zona de Cachéu uma paisagem com caraterísticas específicas para descanso, mas é uma homenagem a um natural, professor e politico: Carlos Alberto. Estando ali, o visitante terá oportunidade de contemplar o monumento natural, Monte Gulilância bem mais de perto, bem como uma casa senhorial com traços arquitetónicos portugueses bem conservado. É um espaço ideal apara descansar, depois de uma passeata nas ruas da cidade.
 

 
Fitness Park de Achada Leitão
 
É um equipamento de lazer situado a sudeste de Achada Igreja, logo à entrada de  Achada Leitão. Enquadra nos tipos de equipamentos sociais coletivos,  que se costuma chamar de parques de bairro, destinado à criação de espaços para lazer passivo (descanso, área de contempalção) e ativo ( recreação  e exercício físico ao ar livre), que serve para a comunidade local e visitantes. Deste modo, esse equipamento em si é um atrativo, pois é uma obra moderna para um bairro onde predomina o antigo, mas porque estando ali tem-se uma vista panorâmica a partir de um miradouro que permite apreciar o Monte Ngulilança, ainda muito mais de perto e do vale verdejante de Manhanga. Assim, interessa aos visitantes nacionais e internacionais. É de fácil acesso, dispõe de um estacionamentos para veículos. Estando ali, oferece ao visitante  a oportunidade de visitar uma das oficinas mais antigas onde se possa apreciar o tratamento do ferro a moda antiga: o “foles”.
 
      
 
Praça de Achada Leitão: Praça Capela e  seu entorno
 
É mais uma obra na política paisagistica municipal, situada em Achada Leitão, zona de expansão da cidade de Achada Igreja. Diferentemente das outras praças já analisadas, esta apresenta, para além de àrea de descanço e serviço de bar, uma cobertura/sombreiro, o que pode dar mais conforto em dias de sol abrasador aos usuários. É ladeada a Oeste por um miradouro, permitinto ao vistante ter uma vista panorâmica de grande parte da Ribeira de Leitãozinho, a pacata e isolada povoação de Burbur e o respectivo vale que os separam. 
Ainda ali, pode apreciar a Capela de Nossa Senhora de Lurdes, Santa Padroeira dessa zona (30 de Maio) e, se deslocar para direita, a poucos metros ficará surpreso com um edifício com traços arquitetónicos da época colonial, denominado de “Centro”, local de acolhemento de adolescentes e jovens em recuperação e reintegração social, na atualidade.  É um atrativo de fácil acesso e bem conservado.                      
 
     
     
     
 
 
Barragem de Faveta
 
Esta obra técnica localiza-se a sudeste de Achada Igreja, na Zona de Faveta. É resultado das várias ações levadas a cabo pelo governo para o reordenamento da bacia hidrográfica dos Picos. A sua grandiosidade e volumetria de água que armazena cria uma paisagem atrativa por excelência, que outrora parecia roxo, hoje é verdejante graças a água que aumentou a humidade local, por conseguinte um maior crescimento da vegetação. Realça a alteração da paisagem faunística (presença de garças brancas, que escolheram este espaço para nidificação noturna) do microclima ficou fresco, tudo resultante da localização desta obra. Estes aspectos somam-se para torná-la num atrativo de peso para implementação de turismo rural, segmento agroturismo. 
 
 
 
Quinta Vovó Joana
 
É uma antiga casa senhorial a sudoeste de cidade de Achada Igreja, na zona de Babosa. Os seus traços arquitetonicos marcadamente portuguesa e todo o perímentro agropecuária a volta são aspetos que a transforma num património cultural singular. De fácil acesso e bem conservada, pode ser um dos futuros espaços para alojar os visitantes que passam por município, pois, conforme seu proprietário, a filosofia para um futuro breve é colocar-se ao serviço dos visitantes. Estando neste espaço, tem-se uma vista panorâmica de grande parte do  montante da Ribeira de Laranjeira, destacando a cachoeira e vale verdejante dos Leitões.
 

     

 
Antiga residência de Quinquim Ribeiro e do Orlando de Brito
 
Situados nos aredores de achada igreja, essas casas pertenciam à grandes propretários, possui seus traços arquitetonics marcadamente portuguesa.
  
      
 
Festas de Romarias e Folclore 
 
As festas de romarias no município têm um peso relativamente baixo, com maior destaque vai para festa de Nhô Senhor do Mundo, entre os meses de Abril e Maio (15 dias depois da Páscoa) e comemora-se em todo canto do município. Já se tornou uma prática realização do festival BTT, que reúnem grupos musicais e personalidades. Do lado sagrado realiza-se a tradicional missa e procissão na rua principal do município, com tradição de juiz  de fiéis que vem para cumprir as promessas. Também pode-se marcar pela singularidade ligada à gastronomia, o artesanato, e principalmente a fabricação do” pano di terra”, cestaria e aguardente. Todas essas atividades animam os dias de festas o que fazem com que seja um atrativo cultural de peso. 
Quadro1. Outras festas no município de S. Salvador do Mundo
 
Festa  Data  Localidades
Nossa Senhora de Lurdes 30 De Maio  Achada Leitão
São Tomé  06 De Julho Picos Acima
São Paulo  29 De Junho Fundura Boca Larga
Nossa Senhora de Lurdes Janeiro/Fevereiro Rebelo Baixo
Cinzas Fevereiro/Março Todo concelho
Carnaval Fevereiro/Março Chão Rodrigues, Achada Igreja e Achada Leitão
 
Gastronomia
Um concelho onde as suas populações trabalham, sobretudo na agropecuária, produzindo os meios de sobrevivência, a gastronomia, quer para os munícipes ou para os visitantes será a base dessas “matérias-primas” daí provenientes. 
O concelho, até esses últimos anos que tem chovido no país, a agricultura de sequeiro tem sido priorizado, em que as culturas básicas são milho e feijões. A agricultura nos vales tem alguma presença, produzindo alguns legumes e as hortícolas.
É um concelho onde a criação de gado predomina, com destaque para os bovinos e caprinos que têm assumido um papel relevante. Deste modo, a gastronomia municipal para os dias de festa é à base de mistura de milho e seus derivados, e feijões. É nesse município que mais se comercializa os derivados do milho, “ a famosa papa e cuscuz “ que se junta com leite de bovinos e caprinos, fazendo manter a tradição de Terra. 
O feijão misturado com carne de porco, também constitui um traço gastronómico característico do município, sobretudo na comemoração de festas de romarias, casamentos, batizados…. 
Género

Género

Em Cabo Verde, 50,5% da população é do sexo feminino e, em São Salvador do Mundo, essa taxa é de 53,0. Não obstante os avanços verificados na diminuição da pobreza e os ganhos substanciais registados na educação, as mulheres cabo-verdianas têm o nível de escolaridade mais baixo do que os homens e são as mais afectadas pelo desemprego e pela pobreza.

Em Cabo Verde, 44,6% dos agregados familiares têm mulheres como chefe. Igualmente, 33% da população pobre tem mulher como chefe do seu agregado familiar, taxa que diminui para 21,3% quando o agregado é chefiado por homem. No Concelho de São salvador do Mundo, 56,7% dos agregados familiares têm mulheres como chefe, taxa superior à média nacional.

No país, muitas mulheres dependem economicamente dos seus cônjuges, são vítimas da violência física e do abuso sexual. As mulheres, devido à sua vulnerabilidade económica, muitas vezes não apresentam queixas junto das autoridades quando sofrem abusos da parte de seus cônjuges porque, em caso de detenção desses, não vão ter meios para a sua sobrevivência e a de seus filhos.

A taxa de alfabetização, em Cabo Verde, no grupo populacional com idade superior a 15 anos é de 82,8%, sendo 88,5% nos homens e 77,3 % nas mulheres. No Concelho de São Salvador do Mundo, nesse mesmo grupo populacional, a taxa de alfabetização é de 73,2%, sendo 82,4% nos homens e 65,6% nas mulheres. As mulheres de São Salvador do Mundo registam uma das mais baixas taxas de alfabetização nessa faixa etária ao nível do país, sendo apenas superadas pelas mulheres dos Concelhos de Ribeira Grande de Santiago (63,3%) e Paul (64,8%).

O Governo vem tomando medidas concretas com vista a assegurar uma maior igualdade e equidade do género. Uma delas é a aposta que, desde a independência nácional, vem sendo feita no domínio da educação. Actualmente, as mulheres ocupam cargos importantes em diferentes sectores como o Governo, Parlamento, Câmaras Municipais, empresas, etc.

Igualmente, o Governo, com vista a assegurar uma maior focalização na problemática do género, criou o Instituto para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e o Parlamento Cabo-verdiano aprovou a Lei Contra a Violência Baseada no Género (Lei Nº 84/VII/ 2011) que define a VBG como crime público.

O ICIEG tem uma Rede de Atendimento às Vítimas da Violência Baseada no Género, de natureza multi-sectorial, que tem como missão apoiar as vítimas. Essa rede tem um Gabinete que funciona junto do Comando Regional da PN na Cidade de Assomada e faz a cobertura dos Municípios de Santa Catarina e São Salvador do Mundo.

ENDEREÇOSede
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://anmcv.cv/wp-content/uploads/2020/10/ilhas.png
REDES SOCIAISLinks
NEWSLETTERSubscreva

    ENDEREÇOSede
    Edif. IFH Bloco C-R/C, Achada Santo António - Praia
    (+238) 262 36 34
    anmcv35@sapo.cv
    Delegação
    Avenida Baltazar Lopes da Silva, Mindelo – São Vicente
    (+238) 353 04 36
    LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
    https://anmcv.cv/wp-content/uploads/2020/10/ilhas.png
    REDES SOCIAISLinks
    NEWSLETTERSubscreva

      Visitas desde 15/02/2022: 16163

      Copyright © 2022 ANMCV. Design & Developed by Cloud Technology

      Copyright © 2022 ANMCV. Design & Developed by Cloud Technology