O Poder Local foi uma das maiores conquistas políticas alguma vez conseguida em Cabo Verde e o seu fortalecimento continua sendo um imperativo, carecendo, ainda por muito tempo, duma atenção muito especial por parte dos Poderes Públicos e da Sociedade Civil, no geral.
Enquanto Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos, um interlocutor privilegiado dos Municípios de Cabo Verde, temo-los como a razão principal da nossa existência e igualmente a missão de lutar pela dignificação do Poder Autárquico Cabo-verdiano.
Consciente do papel que é reservado à Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos, traçamos metas alcançáveis, garantindo eficácia, eficiência e ações concretas e uma diligente intervenção em proveito da ANMCV e dos Municípios no seu todo.
Com o Governo estivemos sempre em sintonia, numa parceria estratégica que tem corporizado uma mudança de paradigma na relação entre o poder local e o poder central, cujos ganhos podemos assinalar com orgulho.
O nosso objetivo agora é continuar a trabalhar para reforçar ainda mais essa parceria, bem como com a cooperação internacional sediada no país, mas também reforçar e dinamizar as relações externas da ANMCV.
Vamos lutar para aumentar o poder financeiro dos municípios, trabalhar com o Governo para garantir a reforma das leis de finanças locais e do Estatuto dos Municípios, porque os municípios, pelo simbolismo que carregam e por serem também um dos maiores ganhos do advento da democracia, merecem mais força, maior atenção tendo em conta o seu papel na promoção do desenvolvimento local e na defesa dos interesses dos nossos concidadãos.
É uma grande responsabilidade que, enquanto Presidente desta organização, encaro com humildade e sentido de missão, sob o compromisso de trabalhar incansavelmente para cumprir os 4 eixos propostos na nossa moção de estratégia no plano organizativo, politico interno, económico e financeiro e internacional.
Estamos juntos para “Mais Poder Local, Melhor Desenvolvimento”.
Herménio Fernandes