Objectivo Geral
Aumentar na esfera municipal o nível de compreensão e de análise da convergência entre as políticas públicas locais e nacionais e a Agenda 2030 e os ODS, quer em Cabo Verde quer em outros municípios ou redes municipais africanas.
Objetivos Específicos
Fortalecer as capacidades institucionais nos municípios para favorecer a liderança nos processos de localização da Agenda 2030, dos ODS e dos desafios municipais. Todos, no âmbito da concepção e orientação das políticas e orçamentos locais.
Fortalecimento da Descentralização
Esta ação formativa está inserida no quadro do projeto “Fortalecimento da descentralização e associações de municípios de Marrocos, Cabo Verde e África Subsariana”. Financiado pela Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e parceiros da FAMSI, e executado por FAMSI e ANMCV.
Visa contribuir para o fortalecimento dos municípios e promover a descentralização nos países africanos, reforçando as capacidades das redes africanas de municípios como interlocutores e promotores dos municípios.
Na sua segunda edição, esta ação formativa alarga a sua categoria a outros municípios e redes autárquicas africanas de língua portuguesa, para estender desde a experiência cabo-verdiana, palcos, pontos de encontro, conhecimentos e intercâmbios de experiências entre diferentes territórios relativo aos ODS e a aplicação da agenda 2030 no nível local.
Este curso trata-se de uma segunda edição do Programa de formação on-line para o fortalecimento da Agenda 2030 em Cabo Verde.
O curso contará com todo o material e experiências da primeira edição com casos de estudo de Cabo Verde principalmente, que agora estarão disponíveis para outros participantes, tanto de Cabo Verde como de outros municípios e redes africanas convidados.
Os materiais estarão disponíveis na plataforma virtual Moodle e poderão aceder ao conteúdo da cada módulo em qualquer momento.