Ao início de mais um ano civil, da agenda do Presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), Herménio Fernandes, constou a apresentação dos cumprimentos do ano novo ao mais alto magistrado da nação, o Presidente da República de Cabo Verde.
Uma mensagem de confiança e esperança para um ano com novas metas, especialmente para o poder local, foram os votos apresentados por Herménio Fernandes a José Maria Neves.
Herménio Fernandes enalteceu a pretensão de se ter um poder local cada vez mais próximo das comunidades, com maiores inovações, podendo, desta forma, responder à demanda da população, tudo em prol da redução da pobreza e das desigualdades.
Para o ano de 2023, segundo o dirigente da ANMCV, está sobre a mesa um novo regime financeiro do poder local, uma nova lei do IUP e a lei de transmissão de imóveis, um pacote legislativo que Herménio Fernandes espera contar com todos os sujeitos parlamentares tendo em conta a sua aprovação.
Igualmente, o orçamento de Estado para 2023 traz novidades a nível do financiamento local, qual seja, uma linha de crédito para os municípios de um milhão e meio de contos.
O encontro constituiu ainda como uma oportunidade para as partes abordarem outras questões relativas à potencialização dos municípios.