Noticias ANMCV E FUNDO GALEGO REFORÇAM COOPERAÇÃO ATRAVÉS DA ASSINATURA DE UM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

Julho 10, 2022

A Associação Nacional dos Municípios de Cabo-verdianos (ANMCV) e o Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade rubricaram um memorando de entendimento que reforça a relação entre estas duas entidades em benefício dos municípios e das comunidades.

Este memorando de cooperação e solidariedade tem na sua génese a afinidade cultural entre a Galiza e Cabo Verde, consubstanciada numa identidade linguística comum, na relevante presença da comunidade cabo-verdiana na costa norte e na amizade entre os povos. Visa o fortalecimento mútuo das capacidades autárquicas, atendendo ao objetivo de um mundo mais equilibrado em que as diferenças entre o norte e o sul sejam apenas geográficas. Mas, para isso, o Poder Local terá de assumir um poder fundamental, pelo que deverá ser apoiado, preparado e potencializado.

Neste sentido, as partes acordam um exercício simbiótico com efeitos benéficos e recíprocos, de carácter bidirecional, em que todas as partes aprendem e ensinam. “As ações apoiadas pelo Fundo Galego e ANMCV centram-se no fortalecimento das capacidades dos municípios de Cabo Verde, dando prioridade aos com maior vulnerabilidade, contribuindo assim para promover o bom governo local como ferramenta fundamental na luta contra a pobreza e para a consecução dos ODS.”

Diz ainda que serão promovidos espaços de encontros entre pessoal autárquico cabo-verdiano e galego, a fim de aproveitar as experiências em áreas de trabalho que sejam análogas. Para além da especialidade municipalista, a cooperação do Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade deverá colocar especial ênfase no apoio de ações em sectores em que as próprias entidades locais galegas tenham alcançado um maior e mais bem-sucedido desenvolvimento. Quer-se deste modo tirar o maior proveito possível das mais-valias específicas das entidades galegas lá onde as houver, pontua.

O Fundo, em aliança com a ANMCV, compromete-se a promover ações centradas na formação e sensibilização do capital humano autárquico, que possam tirar melhor proveito da experiência de municípios crioulos e galegos, que tenham desenvolvido práticas mais bem-sucedidas. “A possibilidade de o Fundo Galego estabelecer convênios com a ANMCV, municípios ou outras associações de municípios cabo-verdianos, com o fim de financiar projetos de cooperação internacional ao desenvolvimento, devem ser previamente apresentados e aprovados.” 

Para terminar, acordam envolver a ANMCV e os municípios cabo-verdianos no programa de cooperação técnica desenvolvido pelo Fundo Galego, chamando especialistas para cooperar, através do que o pessoal técnico autárquico da Galiza realiza no âmbito da assistência técnica, com estadias de um mês de duração.

No final da cerimónia, os protagonistas trocaram presentes entre si. O Presidente do Fundo Galego ofereceu ao seu homólogo da ANMCV um peixe, representando a união entre as partes, produzido na comunidade piscatória onde vivem os emigrantes cabo-verdianos, no sul da Galiza, enquanto que Herménio Fernandes ofereceu uma peça feita de pedra, simbolizando a força e a poesia dessa parceira.

ENDEREÇOSede
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://anmcv.cv/wp-content/uploads/2020/10/ilhas.png
REDES SOCIAISLinks
NEWSLETTERSubscreva

    ENDEREÇOSede
    Edif. IFH Bloco C-R/C, Achada Santo António - Praia
    (+238) 262 36 34
    anmcv35@sapo.cv
    Delegação
    Avenida Baltazar Lopes da Silva, Mindelo – São Vicente
    (+238) 353 04 36
    LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
    https://anmcv.cv/wp-content/uploads/2020/10/ilhas.png
    REDES SOCIAISLinks
    NEWSLETTERSubscreva

      Visitas desde 15/02/2022: 57178

      Copyright © 2022 ANMCV. Design & Developed by Cloud Technology

      Copyright © 2022 ANMCV. Design & Developed by Cloud Technology