Noticias TRANSIÇÃO DIGITAL: NOSI APRESENTA EXPERIÊNCIA SÃO MIGUEL ON E MAIO VIRTUAL

Julho 8, 2022

O Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSI) trouxe para o Fórum da Cooperação Municipalista da Lusofonia dois projetos inovadores em curso neste momento, no caso o São Miguel On e Maio Cidade Virtual, ambos projetos ainda em curso. Em sintonia com a atualidade mundial, a administradora Mayra Silva garante que os projetos estão muito avançados e que em breve serão disseminados para os demais municípios de Cabo Verde.

Mayra Silva apresentou o tema “Transição digital nos municípios: Metaverse virtual reality” e, num primeiro momento, começou por detalhar todo o trabalho que o NOSI vem desenvolvimento a nível das Câmaras Municipais desde 2001, com a criação do SIM – Sistema de Informação Municipal. Inicialmente nas autarquias da Praia, de São Vicente e do Sal, que alargou posteriormente aos demais municípios e chegou agora, em 2022, ao SIMple.

O projeto SIMple, diz a administradora do NOSI, foi pensado para fazer um Upgrade do ONE NO Stop Shop, que já existe nas Câmaras Municipais e Casas do Cidadão, para o NO Stop Shop, cujo projeto-piloto está a ser implementado em São Miguel. “Estamos a colocar São Miguel ON através do SIMple, que prevê transformar e colocar este município num outro patamar. O SIMple tem componentes importantes de integração dos serviços porque entendemos que de nada vale ter sistemas de informação que não se comunicam entre si, desde logo administrativos, Business Intelligence, Georreferenciação, Identificação/Autenticação Digital.”

Menos avançado está o projeto de transformar a ilha do Maio numa “Cidade Digital”. Segundo Mayra Silva, os primeiros passos já foram dados com a georreferenciação da ilha para permitir às pessoas, em qualquer ponto do país ou lá fora, efetuar uma visita virtual. Para além das imagens virtuais, serão disponibilizados serviços, sendo que as pessoas podem fazer os seus pedidos no decurso das visitas. “Esta é uma experiência que pretendemos levar a todas as Câmaras Municipais de Cabo Verde, com quem inclusive já temos acordos”, enfatiza.

Estes projetos, afirma, resultam de pesquisas constantes que o NOSI vem fazendo, no sentido de saber tudo o que se passa e de que assuntos se fala lá fora. “Pelas nossas pesquisas, pudemos constatar que o Metaverse é uma das grandes tendências. Mas o que é o Metaverse? Com certeza todos aqui já ouviram falar de Realidade Virtual (transição do mundo real para o virtual com recursos a óculos especiais), Realidade Aumentada (filtros do Instagram e do Facebook que mesclam o real com projeções virtuais), Inteligência Virtual (Robots) e Web 3.0”, esclarece.

Relativamente ao Web 3.0, Mayra Silva revela que se trata da terceira onda da internet, que chegou com a pretensão de descentralizar a internet. Sobre este particular, exemplificou com as novidades tecnológicas da Coreia do Sul, Dubai e Barbados, para concluir mostrando que o futuro está, sem sombra de dúvidas, nas tecnologias e nas vantagens que estas trazem para as pessoas e para os municípios.

ENDEREÇOSede
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://anmcv.cv/wp-content/uploads/2020/10/ilhas.png
REDES SOCIAISLinks
NEWSLETTERSubscreva

    ENDEREÇOSede
    Edif. IFH Bloco C-R/C, Achada Santo António - Praia
    (+238) 262 36 34
    anmcv35@sapo.cv
    Delegação
    Avenida Baltazar Lopes da Silva, Mindelo – São Vicente
    (+238) 353 04 36
    LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
    https://anmcv.cv/wp-content/uploads/2020/10/ilhas.png
    REDES SOCIAISLinks
    NEWSLETTERSubscreva

      Visitas desde 15/02/2022: 57175

      Copyright © 2022 ANMCV. Design & Developed by Cloud Technology

      Copyright © 2022 ANMCV. Design & Developed by Cloud Technology