Projeto concluído com sucesso é, em suma, a opinião de todos os envolvidos neste projeto que permitiu transformar 6 espaços públicos, envolvendo 7 municípios do país.
A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) e a União Europeia (EU) realizaram um fórum de fecho do projeto, tendo sobre a mesa a apresentação dos resultados e a avaliação do seu impacto na vida das comunidades, por parte dos 7 municípios executores, quais sejam São Miguel, Santa Cruz, São Domingos, Tarrafal de Santiago, Porto Novo, Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau.
Segundo o Presidente da ANMCV, Herménio Fernandes, com o fundo de boas práticas urbanísticas disponibilizado pela EU, a ANMCV cofinanciou 6 projetos urbanos municipais que visavam promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a qualidade dos espaços e serviços públicos a nível municipal em diferentes áreas.
Como resultados enalteceu a formação e o reforço da capacidade dos técnicos municipais em matéria de conceção de projetos, gestão de fundos da EU e a aplicação de mecanismos participativos; a criação e aplicação de mecanismos permanentes de participação das comunidades, ONG’s e empresas privadas, bem assim a concretização de 6 projetos urbanísticos de impacto em 7 municípios do país que melhoraram a qualidade e o acesso equitativo de espaços e serviços públicos.
Herménio Fernandes aproveitou o momento para agradecer e regozijar-se pela profícua parceria, relação sólida e construtiva existente entre Cabo Verde e a EU que dura há mais de 40 anos.
Para a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, é importante assinalar que este projeto foi muito bem conseguido, não obstante o seu valor reduzido.
Carla Grijó felicitou a todos os envolvidos, enaltecendo a importância do foco no desenvolvimento local, através de ações que impactam gerações e tenham sustentabilidade.
Faz-se necessário, segundo a Embaixadora, continuar a investir no setor do planeamento urbanístico, de modo a se ter espaços e serviços de qualidade e com acesso equitativo das populações.
Importa frisar que todos os municípios beneficiados apresentaram os resultados, tendo ainda estado sobre a mesa a apresentação e discussão de temas pertinentes, nomeadamente a sustentabilidade dos serviços e espaços públicos municipais e a importância da produção do espaço público nos municípios.