A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) assinou um protocolo com o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) que visa garantir a cooperação institucional nos domínios da criação, organização, conservação, preservação e divulgação dos arquivos municipais.
Criar e implementar os Arquivos Municipais no país, constituir equipas para desenvolver os instrumentos legislativos e normativos, promover a criação de condições para a materialização de formações académicas no domínio da ciência de informação documental, nomeadamente na vertente arquivística, são algumas das ações salvaguardadas pelo protocolo ora assinado.
Trata-se, pois, de um importante passo para garantir a criação e implementação dos Arquivos Municipais em Cabo Verde, que após um processo de estudo e organização, serão, também, digitalizados, permitindo o acesso aos históricos documentos arquivísticos, a partir de qualquer parte do país e do mundo.
Os Presidentes da ANMCV e do IANCV Herménio Fernandes e José Maria Borges, respetivamente, comprometem-se, a partir deste momento, a um trabalho conjunto, intenso, de disponibilização de informações a todos os munícipes, independentemente da sua localização, sem necessidade de deslocação à capital do país, e, assim, melhorar a prestação de serviços, através da modernização dos arquivos de Cabo Verde.
A assinatura deste protocolo foi testemunhada pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Ministro do Mar, Abraão Vicente.