Noticias CONSELHO GERAL DA ANMCV APROVA ORÇAMENTO E PLANO DE ATIVIDADES PARA 2022

Dezembro 15, 2021

Alicerçado no lema “Poder Local Forte, em Prol do Desenvolvimento Sustentável”, o Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos manteve a sua III reunião ordinária, tendo sobre a mesa o orçamento retificativo de 2021 e o orçamento e plano de atividades para o ano de 2022.

O Plano de Atividades e Investimentos para 2022 foi fixado em cerca de setenta milhões de escudos cabo-verdianos, estando o grosso desse valor destinado a projetos de desenvolvimento local, com impacto na melhoria das condições de vida das populações de todos os municípios.

A melhoria da qualidade de vida é, segundo o anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, o objetivo principal da sua equipa camarária, à semelhança de todos os municípios.

Alberto Nunes realçou os ganhos que o seu município vem verificando desde 2016, enaltecendo que, para os próximos tempos, a aposta será no aproveitamento dos recursos genuínos deste município.

Para o Presidente do Conselho Diretivo da ANMCV, Herménio Fernandes, o orçamento e plano de atividades é um importante instrumento de gestão da ANMCV e tem como principal objetivo apresentar os compromissos, os eixos estratégicos e as linhas de ação para o ano de 2022, de forma a continuar a contribuir para o desenvolvimento e afirmação da ANMCV e do poder local cabo-verdiano, enquanto instituição de referência ao serviço dos municípios e do país, mormente nesta fase de receção económica.

Para Maria Clara Marques, Presidente do Conselho Geral da ANMCV, a associação e as Câmaras Municipais têm um papel preponderante na retoma económica em 2022, contribuindo grandemente para a diminuição dos impactos negativos da pandemia.

Não obstante os desafios, Maria Clara Marques enaltece o engajamento de todos em dar continuidade à nobre missão de governar os municípios.

Para a Ministra da Coesão Territorial é reconhecida por todos a abnegação das autarquias. Janine Lélis enalteceu igualmente a parceria estratégica, a convergência de preocupações e o esforço do governo em tudo fazer para continuar o sistema de financiamento dos municípios. Contudo, faz-se necessário a inovação nas formas de financiamento, pelo que é necessário a mobilização de recursos por parte dos poderes central e local.

Importa frisar que a III Reunião do Conselho Geral da ANMCV foi realizada por ocasião da comemoração dos 30 anos do Poder Local em Cabo Verde, estando agendado para 15 de dezembro, a apresentação da Estratégia Nacional de Descentralização num evento do Ministério da Coesão Territorial.

 

ENDEREÇOSede
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://anmcv.cv/wp-content/uploads/2020/10/ilhas.png
REDES SOCIAISLinks
NEWSLETTERSubscreva

    ENDEREÇOSede
    Edif. IFH Bloco C-R/C, Achada Santo António - Praia
    (+238) 262 36 34
    anmcv35@sapo.cv
    Delegação
    Avenida Baltazar Lopes da Silva, Mindelo – São Vicente
    (+238) 353 04 36
    LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
    https://anmcv.cv/wp-content/uploads/2020/10/ilhas.png
    REDES SOCIAISLinks
    NEWSLETTERSubscreva

      Visitas desde 15/02/2022: 16172

      Copyright © 2022 ANMCV. Design & Developed by Cloud Technology

      Copyright © 2022 ANMCV. Design & Developed by Cloud Technology