Visando o financiamento para a finalização das obras do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), a Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos, através da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVCV), mobilizou um montante de 920 milhões de escudos, numa operação inédita, a uma taxa de juro de 3,5%, com uma maturidade de 5 anos.
Esta operação, segundo o Administrador Executivo da BVCV, Edney Cabral, permite disponibilizar aos municípios fundos para a retoma das obras do PRRA, sem impactar a sua capacidade de endividamento.
Segundo o Presidente da ANMCV, Herménio Fernandes, esta operação, caraterizada como a primeira social bonds lançada no país, é um sinal claro da confiança nos municípios e no sistema financeiro do país e que de alguma forma marca a retoma gradual da economia local, não obstante os desafios ainda impostos pela pandemia.
Para o Vice-Primeiro-ministro e Ministro de Finanças, Olavo Correia, esta iniciativa vem dar respostas ao bloqueio orçamental imposto pela pandemia, modernizando e enriquecendo assim o sistema financeiro nacional.
O evento contou com a presença ainda da Ministra das Infraestruturas, Eunice Silva, da Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, da Diretora Geral do Tesouro, Sueli Santos, dos Presidentes das Câmaras e Assembleias Municipais e das representações dos bancos liquidatários Banco Comercial do Atlântico, Banco Interatlântico e Caixa Económica de Cabo Verde.