O Presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), Herménio Fernandes, acompanhado do Secretário Geral, Fernando Borges e do 1º Vogal do Conselho Diretivo, Luís Alves, recebeu a visita da Ministra da Coesão Territorial, Janine Lélis, para partilhar os principais instrumentos do seu Ministério, entre os quais, a Política Nacional de Coesão Territorial.
Segundo a governante a Política Nacional da Coesão Territorial traz subjacentes indicadores para avaliação de que fase em que nós nos encontramos e para onde é que nós devemos caminhar, numa perspetiva de juntar as várias políticas setoriais com vista a responderem às necessidades macros prementes dos municípios com menores índices de coesão territorial.
Realçou ainda que neste processo é fundamental o envolvimento do Instituto Nacional de Estatísticas para validar esses indicadores, mas é também essencial a Associação Nacional dos Municípios e os municípios que junto com a sociedade civil serão os privilegiados para a implementação dessas políticas.
Para o Presidente da ANMCV esta é uma grande medida que vai permitir corrigir o índice de coesão territorial a nível do país, tendo ainda como eixos fundamentais de trabalho as questões da descentralização, da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento económico das regiões.
Herménio Fernandes demonstrou o total apoio e engajamento da Associação em tudo que seja necessário visando a implementação deste plano.