Noticias Poder Local Democrático

Agosto 18, 2021

O Poder Local Democrático foi a Medida Política de maior relevância, uma vez, tomada pelo Estado de Cabo Verde, tendo, hoje, consequências políticas incomensuráveis no processo de desenvolvimento social, económico e políticos do nosso país. A política de Descentralização levada a cabo pelos vários Governos da República tem contribuído, de que maneira, para o reforça da Democracia em Cabo Verde, fazendo chegar, mais perto dos cidadãos, o poder de decisão, fazendo com essas decisões tenham maior aproximação às reais aspirações populares, como é óbvio, com possibilidades maiores de, melhor responderem, às necessidades verdadeiras da população, consolidando uma das maiores virtudes da Democracia Consolidada, isto é, a “Decisão do Povo Para o Povo”.

Hoje, Cabo Verde tem, no Aparelho de Estado, 22 Municípios, com o seu Estatuto próprio, seus deveres, competências e atribuições próprios, colaborando de forma efetiva com os demais Órgãos de Soberania Nacional, dando um contributo valioso no processo de desenvolvimento nacional.

Em boa hora, os Autarcas de Cabo Verde, reunidos em Assembleia Constitutiva, em Setembro de 1995, em São Vicente, criaram a Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos, a ANMCV, um Instituição congregadora e ensambladora das vontades, hoje, digna e Inspiradora Representante do Poder Local, junto dos demais Órgãos de Soberania Nacional.

Com orgulho, afirmo ter estado na génese dessa proeza, tendo participado na referida Assembleia Geral que criou a Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos, na altura, enquanto Presidente da Comissão Instaladora do Município de São Domingos e, hoje, enquanto Secretário-geral da ANMCV.

Devo confessar, que me sinto feliz, por ter participado, desde cedo, nessa árdua tarefa, que a olho nu, tem dado resultados extremamente positivos na vida associativa, no processo de desenvolvimento dos municípios associados, na governação do país e, sobretudo, na melhoria das condições de vida dos nossos concidadãos.

O Municipalismo cabo-verdiano teve um percurso fabuloso, com ganhos enormes para a sociedade cabo-verdiana, claro, com os seus pontos altos e baixos, mas, resiliente, perseverante e muito focado no resultado, com apoio massivo do povo.

A todos os Autarcas de Cabo Verde, os que estiveram e os que estão, hoje, nas lides das autarquias locais, os meus reconhecimentos profundos pelos trabalhos despendidos ontem, hoje e no futuro, para a causa do Poder Local Cabo-Verdiano e não só, augurando os meus sinceros votos duma profícua, duradoira e excelente trabalho, para o bem de Cabo Verde e do seu povo.

Bem-haja

ENDEREÇOSede
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://anmcv.cv/wp-content/uploads/2020/10/ilhas.png
REDES SOCIAISLinks
NEWSLETTERSubscreva

    ENDEREÇOSede
    Edif. IFH Bloco C-R/C, Achada Santo António - Praia
    (+238) 262 36 34
    anmcv35@sapo.cv
    Delegação
    Avenida Baltazar Lopes da Silva, Mindelo – São Vicente
    (+238) 353 04 36
    LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
    https://anmcv.cv/wp-content/uploads/2020/10/ilhas.png
    REDES SOCIAISLinks
    NEWSLETTERSubscreva

      Visitas desde 15/02/2022: 43504

      Copyright © 2022 ANMCV. Design & Developed by Cloud Technology

      Copyright © 2022 ANMCV. Design & Developed by Cloud Technology