No seu IX Congresso a Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos elegeu o seu novo Presidente, tendo sido eleito Herménio Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, que adotou como lema “Mais poder Local, Melhor Desenvolvimento”.
O Poder Local foi uma das maiores conquistas políticas alguma vez conseguida em Cabo Verde e o seu fortalecimento continua sendo um imperativo, carecendo, ainda por muito tempo, duma atenção muito especial por parte dos Poderes Públicos e da Sociedade Civil no geral.
Enquanto Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos, um interlocutor privilegiado dos Municípios de Cabo Verde, temo-los como a razão principal da nossa existência e igualmente a missão de lutar pela dignificação do Poder Autárquico Cabo-verdiano.
O Presidente eleito diz estar consciente do papel que é reservado à Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos, nos próximos 4 (quatro) anos do Mandato, tendo traçado metas alcançáveis, garantindo-se eficácia, eficiência e ações concretas e uma diligente intervenção em proveito da ANMCV e dos Municípios, no seu todo.
Realçou ainda ser uma grande responsabilidade que encara com humildade e sentido de missão, sob o compromisso de trabalhar incansavelmente para cumprir os 4 eixos propostos na sua moção de estratégia no plano organizativo, político interno, económico e financeiro e internacional.
Da Assembleia fizeram parte os Presidentes das Câmaras e Assembleias Municipais, dois Vereadores, dois membros da Assembleia de todas as Câmaras e os titulares do Congresso Nacional e do Concelho Diretivo Cessante.