Sob o lema “Poder Local Forte em Prol do Desenvolvimento Sustentável” o Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos esteve reunido na sua primeira reunião ordinária do mandato 2020/2024.
Sobre a mesa estiveram para discussão, apreciação e aprovação instrumentos importantes para a gestão da associação, nomeadamente o plano de atividades e o orçamento para o ano de 2021, que ronda os 74 milhões de escudos, tendo sido esses instrumentos aprovados com votos favoráveis de todos os presentes.
Deste item, segundo o Presidente da ANMCV, Herménio Fernandes, importa realçar ações como a continuidade do programa “cidades saudáveis”, a implementação do projeto “valorizar o nosso espaço público”, a construção da nova sede da associação e as ações de formação dos autarcas e técnicos municipais.
Foram ainda apreciadas, discutidas e aprovadas a nova orgânica e quadro do pessoal da ANMCV, outrossim o Estatuto da “Sociedade para a Promoção do Desenvolvimento Local – SOPRODESE”.
Este encontro, que foi testemunhado pelo Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, ficou marcado por uma singela homenagem ao ex-Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves Fernandes, falecido no passado mês de dezembro.